BIOEAD participa do VI ENEBIO

Publicado por Coordenacao BioEaD 10 out 2016 Sem comentários »

No período de 03 a 06 de outubro de 2016, no Campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Maringá – Paraná aconteceu o VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO) e o VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 3 (EREBIO).

Jones Enebio 2016O evento teve como tema central “Políticas Públicas Educacionais – Impactos e Propostas ao Ensino de Biologia” e reuniu professores da Educação Básica que atuam com o ensino de Ciências e/ou Biologia nas diferentes etapas da escolaridade, educadores que desenvolvem experiências no campo da educação em ciências em diferentes espaços educacionais, além de pesquisadores e estudantes dessas áreas.

 

A BIOEAD esteve representada pelo Tutor e professor Jones Baroni que apresentou 02 trabalhos intitulados CONTEÚDO, METODOLOGIA E PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA VISÃO DOCENTE, de Carlos André da Silva  (ex-aluno da turma 2010 do polo de Beberibe), Jones Baroni Ferreira de Menezes, Lydia Dayanne Maia Pantoja e Germana Costa Paixão e  UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE-CEARÁ, de Flavia Maria Rodrigues Maia (ex-aluna da turma 2010 do polo de Beberibe), Laura Helena Pinto de Castro, Jones Baroni Ferreira de Menezes, Lydia Dayanne Maia Pantoja e Germana Costa Paixão.

 

O artigo CONTEÚDO, METODOLOGIA E PROCESSO AVALIATIVO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA VISÃO DOCENTE foi inspirado no trabalho de Conclusão de Curso de Carlos André da Silva e os autores se propuseram a avaliar o ensino de Biologia na perspectiva das fontes de informação, recursos e metodologias didáticas e procedimentos avaliativos em uma escola Estadual de Educação Profissional de Beberibe-CE. Para tanto, aplicou-se um questionário a professores do 3º ano do Ensino Médio, tendo observado a utilização, quase que unitária, do livro didático, das aulas puramente expositivas, porém a avaliação não versava tradicionalmente, utilizando outras ferramentas que não somente a prova. Os autores ponderam que no cenário pesquisado, ainda são arraigados os preceitos da concepção pedagógica tradicional, não favorecendo a aprendizagem, necessitando modificar a prática docente. Para ler o artigo na íntegra clique no link: CONTEÚDO.pdf

 

Já o artigo UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE BIOLOGIA EM ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BEBERIBE-CEARÁ é fruto do TCC de Flavia Maria Rodrigues Maia, onde os autores buscaram identificar os recursos disponíveis para o ensino de Biologia em uma escola pública em Beberibe-CE, relatando as dificuldades para sua utilização, os critérios de escolha e sua função e importância no desenvolvimento da prática pedagógica docente. A pesquisa teve caráter qualitativo e usou o questionário como instrumento de coleta. A maioria dos respondentes usa data show, filmes e laboratório de Ciências, sendo a escolha, uma reflexão sobre o tipo de material didático que melhor se adeque ao conteúdo, público-alvo e os objetivos da aula. Por fim, de acordo com a perspectiva dos professores, mesmo com certas dificuldades (falta de capacitação e indisponibilidade), eles são apontados como facilitadores do conteúdo e ferramentas capazes de promover interesse e motivação aos alunos. Para ler o artigo na íntegra CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta


2 + 7 =

Agregador de Blogs